quarta-feira, 13 de abril de 2011

No Norte de Minas


As igrejas são um capítulo a parte em Minas

O quinto dia da IV Caminhada Neco Mineiro – Sorocaba-Canudos - foi espetacular.
Saímos de Formiga, ainda sul, e chegamos em Curvelo. Sertão. Primeira cidade do Norte de Minas. “Somos sertanejos”, diz a mineira Ana Maria, que nos passou a informação com a firmeza de quem conhece a geografia local.
“O povo não gosta de ouvir isso porque estamos perto da Capital, mas aqui é sertão. Somos sertanejos da primeira cidade do norte de Minas”, ensina.
Grande dia
Pela primeira vez na IV Caminhada conseguimos atingir o alvo pretendido: Curvelo. Levantamos cedo, seis e meia, e sete e pouco já estávamos na estrada.  Perdemos até  o sinal para o contato com a rádio [Jovem Pan].
Foram 8 caronas, hoje: o marceneiro Geraldo; o pedreiro Edir da Silva; o Jéferson, filho do dono de uma empresa de terraplenagem; o aposentado Zé Teixeira, que também tem duas patrols e arruma estradas; o engenheiro florestal Djalma Luciano; o administrador de obras que já trabalhou em Angola (África) Djanir Alves; o técnico agrícola que virou empresário na área de formação de eucalipto e o também formador de eucalipto [mas empregado] Creuso Cordeiro.
No total, desde o primeiro dia, computamos hoje a 37ª caronas.
Pura bondade
Os mineiros estão se revelando muito bons. A grande maioria está esticando o caminho, fazendo o maior esforço, e nos deixando sempre na saída para próxima cidade.
Cortars cidades a pé é muito ruim. É difícil pegar carona. Essas esticadas que os queridos mineiros estão dando estão sendo de grande valia.
Amanhã cedo partiremos com destino a Montes Claros. Sexta queremos dormir na Bahia.
Acompanhe, comente e divulgue essa aventura, que tem o apoio da Rádio Jovem Pan e o patrocínio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.
A internet já chegou em Minas, em todos os lugares que hospedamos existe o serviço sem fio, mas a tradição, junto com a corrça e o cavalo continua viva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário